A SAVE Brasil estava prestes a completar 15 anos de existência e, a partir de planejamentos realizados com a equipe, enxergaram a necessidade da confecção de um Plano de Comunicação. Esse documento deveria prever orientações para o diálogo e ações realizadas com diferentes segmentos de público, como os observadores de aves, os participantes do programa Amigos da SAVE, a sociedade civil, a Academia e os governos. A intenção da organização era obter indicações e ferramentas para assegurar visibilidade para as suas ações e os impactos positivos gerados para o meio ambiente e a sociedade.
A partir dessa demanda, a Forest elaborou etapas para a coleta, análise e sistematizações das informações no Plano de Comunicação. As etapas compreenderam:
- Relatório Preliminar
- Diagnóstico
- Orientação estratégica de comunicação
- Orçamento das atividades previstas
- Método de avaliação
Para a produção do relatório preliminar e, na sequência, do diagnóstico, foram usadas as metodologias de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e análise qualitativa (das métricas das redes sociais da SAVE e das ações de comunicação de organizações com propósitos similares). O objetivo era gerar uma visão ampla da SAVE, identificando lacunas, oportunidades e inspirações para a proposição de estratégias.
Como resultado, a Forest identificou ações de comunicação referentes a:
- Confecção de um manual de voz
- Criação de protocolos para o compartilhamento de conteúdo pela equipe
- Revisão das mídias sociais
- Criação de respostas padrões a partir de um manual de SAC
- Formação de voluntários