O Redes Socioprodutivas, realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) com recursos do Fundo Amazônia/BNDES, fortalece associações e cooperativas de agricultura familiar no Norte e Noroeste de Mato Grosso. Trabalhando com públicos diferentes nas cadeias de castanha, babaçu, hortifrutigranjeiros, leite, cacau e café, a iniciativa tinha muitas ideias e grande potencial de comunicação. Porém faltavam estratégias e uma visão ampla para consolidar canais de diálogo;
A Forest sugeriu a confecção de um plano de comunicação para analisar o projeto, propondo abordagens e mensagens efetivas sobre a agricultura familiar. A equipe da agência realizou um diagnóstico com a análise de contexto e entrevistas com stakeholders. O planejamento identificou estratégias, ações e indicadores para avaliar os objetivos de comunicação.
As soluções criadas consideraram a importância de:
* Disseminar conteúdo para influenciar o consumo de alimentos da agricultura familiar;
* Mobilizar a sociedade para valorizar a produção local, familiar e sustentável;
* Comunicar as ações do projeto, gerando transparência para a execução das atividades.