O projeto Floresta+ Amazônia, uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, implementa estratégias de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para recuperar a floresta e diminuir as emissões de gases poluentes. Os apoios são focados em quem já protege as matas: pequenos proprietários, indígenas e comunidades tradicionais.
A iniciativa estava dando seus primeiros passos quando contratou a Forest para responder à demanda de definir diretrizes e estratégias para a comunicação do projeto. O diagnóstico compreendeu uma análise interna do projeto e da sua relação com parceiros, além de uma análise externa do cenário onde a iniciativa se localiza. No processo, identificamos os propósitos de comunicação e diferentes segmentos de público, representados pelas personas.
Um desafio encontrado foi a necessidade de gerar conteúdos digitais (acessíveis de forma remota durante a pandemia da Covid-19) ao mesmo tempo segmentos de público apresentavam dificuldades de acesso à internet. O resultado foi um mix de mídia englobando peças digitais, mas também impressas e radiofônicas.