Quando a bancada ruralista no congresso nacional propôs mudanças drásticas no Código Florestal em 2012, diversas organizações ambientalistas e a comunidade cientifica marcaram posição contrária ao Código Florestal. Infelizmente não foi o bastante para conter as mudanças e a nova lei foi sancionada por Dilma Rousseff em outubro de 2012.
Mesmo insatisfeitos com as mudanças da bancada ruralista, era preciso avançar rumo à implementação do Novo Código e as garantias de transparência. O Observatório do Código foi criado em 2013 e passou a divulgar informações sobre a lei.
A Forest Comunicação foi contratada para pensar uma campanha voltada para o grande público que alertasse sobre a importância do instrumento. O “Tome Conta” serve tanto para lembrar da existência do Código quanto para lembrar da importância da legislação. Os vídeos seguem um estilo popular, com canções que remetem ao feminejo: o sertanejo cantado por mulheres.
O resultado você pode conferir aqui nas quatro peças produzidas para o Observatório do Código Florestal.
A campanha não contou com verba de mídia para veiculação, mas o trabalho de distribuição realizado pela Forest permitiu a veiculação pro bono da campanha nas emissoras: Cine Brasil TV, Canal Futura, TV Câmara, Rádio Nacional e rádios comunitárias.