O projeto “Inclusão Socioeconômica e produtiva de agricultores familiares e agroextrativistas do Bioma Cerrado” fortaleceu a cadeia de produtos da sociobiodiversidade e estimulou a articulação entre produtores de sementes. Além disso, a iniciativa procurou ampliar o debate sobre o Cerrado em questões envolvendo políticas e governança. Foram dois anos de projeto, estabelecendo parcerias com empreendimentos de base comunitária, especialmente no território do Mosaico de Áreas Protegidas Sertão Veredas Peruaçu.
A atuação também se voltou para a inclusão social com geração de renda, uso sustentável dos produtos da sociobiodiversidade, valorização das comunidades tradicionais e preservação desse bioma. O projeto é fruto de uma parceria entre o WWF-Brasil e o Instituto Humanize.
Para comemorar os resultados do projeto em sua conclusão, a Forest foi contratada para produzir um vídeo mostrando desafios e soluções. A peça audiovisual é um resumo das atividades, aplicando a voz dos povos e comunidades tradicionais envolvidos.