fbpx

Descomplica

Comunicação Sustentável Descomplicada

Amanda participa do Icumam Lab com outros produtores e diretores (Foto: João Paulo Cardoso) A produção executiva tem sua própria criatividade "Cabe ao departamento de produção ter certeza de que cada membro da equipe, cada cenário, cada objeto de cena, cada equipamento, cada peça de vestuário está em seu devido lugar, a ser utilizado pelo diretor quando necessário em cada fase da produção, no contexto de prazos e orçamentos". A definição é

Arthur durante a produção do documentário Assentamentos Sustentáveis (IPAM)/Foto: Thiago Foresti Invisíveis durante os takes, os profissionais do som criam o ritmo do filme. Em sets de gravação, o momento em que o diretor pede silêncio é um dos mais emblemáticos. Mas a captação do som é de responsabilidade de outros profissionais, como técnicos e microfonistas. O trabalho, no entanto, não termina nas filmagens. “A edição é um processo muito musical – tem

Os personagens não existem na vida real, mas podem ser encontrados com outros nomes nos semáforos de grandes cidades, no meio da Floresta Amazônica ou na rede de tráfico de mulheres Um olho mecânico a capturar a realidade. Por muito tempo, o cinema foi compreendido deste jeito. O crítico e cineasta Jean-Claude Bernardet lembra das primeiras tomadas dos irmãos Lumière, como o trem chegando à estação. Era um pedaço do cotidiano registrado em película

A partir da comunicação socioambiental, a agência traduz para o público as causas defendidas por organizações do terceiro setor “As questões socioambientais não são cruciais na vida das pessoas até que elas sejam afetadas.” A constatação é da diretora comercial da Forest, Amanda Fernandes, que revela a complexidade da comunicação socioambiental. A pesquisadora Vivian Smith – com tese de doutorado pela USP sobre comunicação, governança e sustentabilidade – enxerga duas abordagens possíveis para a prática.

Frame da animação “Salvaguardas para REDD+”, realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso e produção da Forest Comunicação Design e cinema de mãos dadas no desenvolvimento da técnica do motion graphics  A quantidade de dados que nós consumimos beira o imensurável. Pesquisas recentes realizadas pela Universidade do Sul da Califórnia estima que cada pessoa recebe diariamente 34 GB de informação. Diante deste cenário, fica a dúvida: como chamar atenção para

A produção audiovisual em comunidades de difícil acesso da Amazônia se assemelha à etnografia das Ciências Sociais e pode despertar o blues antropológico na equipe de filmagem “Ela estava sempre passando um paninho nas máquinas. Eles têm o maior cuidado com os equipamentos, são receptivos com a gente e demonstram muita gratidão com o projeto em si”, lembra Augusto Dauster, diretor de fotografia das gravações da Forest nas duas últimas semanas

A opção por desenvolver uma narrativa seriada com cinco protagonistas diferentes permitiu mostrar, na minissérie “Cidade Invisível”, a complexidade da escravidão contemporânea Vários fatores explicam a presença marcante da serialidade na televisão. A fragmentação do conteúdo pode ser percebida em novelas, programas de variedades e especiais jornalísticos. Segundo o professor de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo (USP), Arlindo Machado, o formato seriado se justifica pela demanda contínua de programação na