Música e silêncio se completam
Trilha sonora da minissérie Cidade Invisível (Imagem: Printscreen do SoundCloud) Os sons invadem nossa alma e nos transportam para o cenário da narrativa audiovisual Em alta velocidade, entre tiros e explosões, não existe poder que possa frear herói e vilões (aperte o play). Quando estão há poucos metros e o choque é inevitável, os olhares se cruzam ameaçadoramente. No último momento, uma manobra hábil do protagonista resulta em tiros e na esperança
As fotos conectam pessoas, sentidos e tempos
Bancos de imagem podem organizar lugares de memória Nos ônibus, nas repartições públicas, nos shoppings, nas escolas, em todos os lugares. Quer se queira controlar ou estimular. As telas digitais surgem por todos os cantos, até dos locais menos esperados. A mensagem no display do celular, a cotação do dólar no monitor do elevador, a animação educativa no coletivo e as notícias – oficiais e questionáveis – na janela da rede
Como surgem as ideias
A ordem é uma aliada da inspiração Porém não é aconselhável depender apenas do brilhantismo do inconsciente: ele pode ser bem instável. A artista plástica e professora Fayga Ostrower defendia que a criatividade só se tornava possível com a atuação do consciente. Ele reconhece as referências culturais e sociais, ordenando os elementos e buscando uma intencionalidade – como, por exemplo, a mensagem a ser transmitida. Apesar da visão preconceituosa de que o
Sensatez e sensibilidade
Amanda participa do Icumam Lab com outros produtores e diretores (Foto: João Paulo Cardoso) A produção executiva tem sua própria criatividade "Cabe ao departamento de produção ter certeza de que cada membro da equipe, cada cenário, cada objeto de cena, cada equipamento, cada peça de vestuário está em seu devido lugar, a ser utilizado pelo diretor quando necessário em cada fase da produção, no contexto de prazos e orçamentos". A definição é
Silêncio no set. A gravação vai começar.
Arthur durante a produção do documentário Assentamentos Sustentáveis (IPAM)/Foto: Thiago Foresti Invisíveis durante os takes, os profissionais do som criam o ritmo do filme. Em sets de gravação, o momento em que o diretor pede silêncio é um dos mais emblemáticos. Mas a captação do som é de responsabilidade de outros profissionais, como técnicos e microfonistas. O trabalho, no entanto, não termina nas filmagens. “A edição é um processo muito musical – tem
A Forest estreia na ficção a partir de minissérie sobre o trabalho escravo
Os personagens não existem na vida real, mas podem ser encontrados com outros nomes nos semáforos de grandes cidades, no meio da Floresta Amazônica ou na rede de tráfico de mulheres Um olho mecânico a capturar a realidade. Por muito tempo, o cinema foi compreendido deste jeito. O crítico e cineasta Jean-Claude Bernardet lembra das primeiras tomadas dos irmãos Lumière, como o trem chegando à estação. Era um pedaço do cotidiano registrado em película
A Forest aceita o desafio de garantir visibilidade para a pauta sustentável
A partir da comunicação socioambiental, a agência traduz para o público as causas defendidas por organizações do terceiro setor “As questões socioambientais não são cruciais na vida das pessoas até que elas sejam afetadas.” A constatação é da diretora comercial da Forest, Amanda Fernandes, que revela a complexidade da comunicação socioambiental. A pesquisadora Vivian Smith – com tese de doutorado pela USP sobre comunicação, governança e sustentabilidade – enxerga duas abordagens possíveis para a prática.