Gancho para quadrinhos?

Uma notícia, uma pesquisa detalhada e um quadrinho informativo. 

Toda sexta-feira, durante o horário escolar, uma menina de 16 anos se aproxima do prédio do Parlamento em Estocolmo carregando uma placa. Ela se senta no chão e levanta o aviso para as pessoas lerem: “Greve escolar pelo Clima”. Ela pede que os deputados atuem contra as mudanças climáticas. Essa foi a primeira vez que Greta Thunberg despertou a atenção, um gesto simples e local. Depois disso, a menina inspirou cada vez mais estudantes a participarem de protestos, chegando até a discursar no Fórum Econômico Mundial e gerar manifestações ao redor do mundo.

A ação de Greta nos inspirou a criar uma peça sobre a pauta de mudança climática – essa ação dela foi nosso gancho. Essa é uma estratégia criada no jornalismo para relacionar assuntos de uma matéria a acontecimentos recentes, assegurando a atualidade do tema. É uma forma de ligar o assunto da pauta com a realidade do leitor ou aproveitar uma situação pontual para lançar um olhar amplo sobre a temática.

Apesar do gancho ter surgido no jornalismo tradicional, a estratégia é base para peças no mundo digital. Um exemplo é o Forest Comics, cards que promovem o encontro do infográfico com a história em quadrinhos. Deixando de lado os longos textos e apostando no visual, os Forest Comics buscam os temas que são tendência nas redes sociais, nas conversas de bar e nos comentários das agências de notícias.

O projeto foi criado para traduzir dados de pesquisas socioambientais e trabalhar assuntos delicados de maneira leve e bem-humorada. O uso dos quadrinhos torna visualmente atrativas pautas que por vezes são ignoradas ou se perdem entre outros mil posts e memes diários.

As mudanças climáticas e a Greve Mundial Escolar de Ação pelo Meio Ambiente, iniciada por Greta, não passariam despercebidas pelo Forest Comics. Mas como trabalhar o gancho nesses cards?

 

O Forest Comics valoriza dados sobre a pauta socioambiental e tira os leitores de suas bolhas (Imagem: Renato Moll/ Forest Comics)

O primeiro passo é descobrir as polêmicas, os assuntos relevantes e os debates corriqueiros sobre temas socioambientais. As mudanças climáticas estão em pauta há muito tempo. Existem aquelas pessoas entre elas, até presidentes que não acreditam ou preferem não acreditar que esse fenômeno seja real. Quando aceitam a realidade, questionam se a ação humana seria efetivamente responsável pelas mudanças de temperatura.

A melhor forma de abordar o assunto? Uma simples charge que revela as causas e os efeitos das mudanças climáticas. O resultado é uma tirinha envolvente, informativa e que mantém o humor além de dar aquela alfinetada em quem precisa escutar a mensagem. Conheça melhor o Forest Comics no nosso Instagram.