Conexões momentâneas e significativas
Information overload. Não, essa não é uma referência à franquia Matrix, mas tem tudo a ver com universos modernos. O termo foi criado pelo Alvin Toffler no livro futurista Choque do Futuro. A expressão revela a nossa dificuldade de absorver o conteúdo que recebemos constantemente de diferentes canais: mídias sociais, celulares, televisões, panfletos e até outdoores. Esse turbilhão pode desorientar. Mas, no meio do caos, encontramos instantes que nos permitem conectar com uma ideia ou pessoa. É quando surge o estalo que transforma a informação, até então incompreensível, em conhecimento. A Forest acredita nessas conexões e cria estratégias para se aproximar do público, com o objetivo de emocionar, motivar e engajar.
Os canais preferidos da agência estão na internet, o espaço da conectividade imediata e sem fronteiras. Porém sabemos que o meio digital também eleva o excesso de informação. A comunicação se reinventa nesse oceano de dados, o público abandona o papel passivo de receptor de poucos conteúdos e assume o protagonismo ao escolher quem merece a sua atenção. Hoje a palavra de ordem é engajamento! É preciso “atrair, canalizar, estabilizar a atenção e escutar o que querem as pessoas e dar isso a elas. Senão, elas irão para outro lugar, muito rápido, num só clique”, explica o sociólogo Pierre Levy. Para isso, é necessário conhecer a sua comunidade e definir as estratégias para cada canal e nicho.
Uma ação que fortalece o sentimento de pertencimento é a celebração de datas importantes para a comunidade virtual. Afinal de contas, comemorar é uma ação entre amigos. A Forest festeja as conquistas do cliente Projeto Água para o Futuro com o desenho de capas exclusivas para o Facebook. Essa interação ocorreu quando: a página atingiu 4 mil curtidas, a equipe do projeto participou do Fórum Mundial da Água e as festas de ano novo chegaram.
O fim do ano é a oportunidade ideal para enviar cartões de Natal para quem está sempre ao nosso lado. Em 2017, por exemplo, a Forest apresentou, no seu cartão de Natal, as vitórias alcançadas e as metas para 2018. A agência também produziu cartões para ONF Brasil celebrar a produção de 18 mil mudas plantas, em 2017.
As datas comemorativas são importantes como marcos da trajetória da agência e de seus clientes. Porém não podemos esquecer os instantes felizes na rotina, que surgem nos bastidores de nosso trabalho.
No Instagram, canal focado em compartilhar momentos do cotidiano, a conta institucional da Forest abre uma janela para os seus seguidores espiarem o que acontece dentro da agência. O objetivo é aumentar a proximidade com uma linguagem divertida e descontraída. As fotos do feed, por exemplo, contam as histórias por trás daquele momento do clique. Já os conteúdos dos stories focam nas personalidades, curiosidades e no cotidiano da Forest. O objetivo é sempre interligar as experiências com as tendências e as pautas chaves trabalhadas pela agência.