O projeto Redes Socioprodutivas mapeou uma demanda bem específica de associações de agricultores familiares do Norte e Noroeste de Mato Grosso: informações legais e jurídicas para a regularização das vendas de seus produtos. Realizado pelo Instituto Centro de VIda (ICV) com apoio do Fundo Amazônia/BNDES, o projeto apoia esses agricultores para garantir melhor qualidade de vida e o desenvolvimento local.
A Forest foi acionada para a produção de uma cartilha para esse público logo após a redação de um texto pelo consultor jurídico do ICV. As orientações compreendiam temas complexos — como imposto para a circulação de mercadorias, a figura do Microempreendedor Individual e a aposentadoria rural — e a agência fez uma primeira revisão da linguagem, sugerindo alterações para tornar o conteúdo mais acessível.
Em seguida, foram elaboradas ilustrações para apresentar os temas, considerando a diversidade de representação dos agricultores familiares. O material foi diagramado para distribuição impressa e na web.